Sexta-feira, 1 de Abril de 2005

manual de reiki

esta página contém o texto integral do meu manual de reiki para crianças. é também uma breve introdução para quem tem curiosidade sobre esta terapia.

 

o que é reiki?

 

é simples. faz de conta que o teu corpo é como uma lâmpada e o reiki é a energia eléctrica que a ilumina. sempre que quiseres dar reiki com as tuas mãos: é só ligares a luz!

a palavra reiki é japonesa e significa: energia vital do Universo. a palavra vital também significa vida. tal como o planeta Terra protege e alimenta as plantas e os animais, o Universo protege e sustenta com amor a vida de todos os Seres. em japonês “rei” significa: energia universal e “ki” significa: energia vital. a “ki” é a energia da vida, que o corpo de qualquer Ser vivo produz. provém de diversas fontes: como o ar, a água, os alimentos, o sol… ou o Universo. a nossa saúde depende do maior ou menor grau de harmonia e fluidez da energia “ki” no nosso corpo.

o reiki é amor incondicional do Universo. simplesmente existe e está disponível para todos os Seres vivos, como o sol. e pode curar-nos, como o amor da nossa mãe. o reiki pode cicatrizar um arranhão, ou uma picada de insecto, pode tirar-nos uma dor de barriga, ou uma nódoa negra, ou diminuir o mal-estar de uma doença qualquer. só precisas colocar as tuas mãos no corpo e deixar o reiki fluir. para o poderes fazer é necessário que um mestre de reiki, como eu, estabeleça a tua primeira ligação com esta energia de amor do Universo. a partir daí, és um canal de reiki para sempre. é como se o mestre de reiki estivesse a ensinar-te a sintonizar uma nova estação de rádio. no momento da tua iniciação, o teu corpo aprende qual é a sua frequência emissora e podes voltar a usá-la sempre que quiseres.

às vezes o reiki provoca-nos desintoxicações porque, para curar o nosso corpo, a energia começa por limpar o que estava sujo (naturalmente!) e, de vez em quando, podes ter mais necessidade de ir à casa de banho, ou de chorar. mas também podes sentir-te muito feliz, ou rir sem motivo aparente. tudo pode acontecer. e é tudo natural. tratarmo-nos com reiki é como voar ao colo de um anjo. é a magia do amor.

 

como surgiu o reiki?

 

era uma vez um menino que se chamava Mikao Usui e que nasceu no Japão em 1865. tal como o seu pai e o seu avô, estudou num templo budista e aprendeu artes marciais (que nos ensinam a controlar o corpo e a mente). Usui aprendeu a cura pela meditação, com exercícios de respiração e movimento. na prática usava a sua energia vital (“ki”) para curar os outros. e ele sentiu necessidade de encontrar um sistema que revitalizasse tanto o terapeuta como o cliente. quando alcançou este seu objectivo surgiu o reiki. a prática diária da meditação permitiu-lhe criar e começar a ensinar reiki aos outros. em 1923, num dos maiores terramotos que atingiram o Japão, o Dr Usui tratou milhares de pessoas com reiki e todos puderam comprovar e sentir o poder de cura desta energia de amor do Universo.

no oriente a prática do reiki baseava-se muito na meditação e menos na cura dos outros. o sonho de Mikao Usui era que todas as pessoas no mundo tivessem reiki para curarem-se a si próprias.

entretanto, Chujiro Hayashi, um dos alunos do Dr Usui, decidiu criar uma clínica de cura, em Tóquio, onde terapeutas de reiki trabalhavam em grupo e, um dia, recebeu uma paciente muito especial. Hawayo Takata era uma mulher muito doente no dia em que entrou na clínica de Hayashi e, em poucos meses, ficou totalmente curada. ela ficou tão encantada com o poder de cura do reiki que também quis ser iniciada nesta energia de amor. e foi através dela que esta energia chegou ao ocidente e, mais tarde, a Portugal. apesar do nome oriental, Hawayo Takata era norte-americana do Hawai.

 

como pode ser aplicado?

 

no oriente as pessoas aprendem a meditar desde crianças, desenvolvem mais a intuição e não precisam tanto de “ver para crer”, como é hábito no ocidente. quando Takata começou a ensinar reiki a ocidentais percebeu que, devido às diferenças culturais, as pessoas tinham mais dificuldade em confiar simplesmente na energia (faziam muitas perguntas sobre a sua autenticidade) e acrescentou as posições de mãos nos sete chacras principais, para facilitar a prática dos tratamentos.

no ocidente o terapeuta direcciona, por intermédio das suas mãos, a energia reiki para os principais centros energéticos do corpo humano, aos quais também se chama: chacras, que é uma palavra oriunda de uma antiga língua sagrada: o sânscrito. no dia a dia, podes colocar as mãos em cada um destes centros energéticos ou, simplesmente, onde sentires que o reiki faz mais falta. podes seguir a teoria ou usar a tua intuição (que é a voz do teu coração).

tal como o sol nasce para todos, o reiki está disponível para todos os Seres vivos. podes aplicar esta energia de amor nas plantas e nos outros animais (se eles quiserem), nos alimentos que comeres ou nos líquidos que beberes.

 

os sete chacras principais

 

os sete chacras principais têm as cores do arco-íris e é por estes centros energéticos que recebemos a energia vital do Universo.

1º) chacra da raiz: situa-se na zona do cóccix, liga-nos à Terra. é o centro energético da nossa segurança e tem a frequência vermelha.

2º) chacra sexual: situa-se a baixo do umbigo. é o centro energético da nossa criatividade e tem a frequência laranja.

3º) plexo solar: situa-se na zona do estômago. é o centro energético dos nossos relacionamentos, do nosso poder pessoal, e tem a frequência amarela.

4º) chacra do coração: situa-se no centro do nosso peito, sobre o coração. é o centro energético do amor e da auto-estima e tem as frequências rosa, verde e dourado.

5º) chacra da garganta: situa-se na garganta. é o centro energético da comunicação e tem a frequência azul claro.

6º) chacra da terceira visão: situa-se no centro da nossa testa. é o centro energético da nossa intuição e tem a frequência azul índigo.

7º) chacra da coroa: situa-se no topo da cabeça, liga-nos ao Universo. é o centro energético da nossa espiritualidade e tem as frequências branco e violeta.

 

os princípios do reiki

 

Mikao Usui ensinava estes princípios de vida aos seus alunos, para os guiar nas meditações diárias, e eles são a herança mais preciosa que o fundador do reiki nos deixou: só por hoje sou tolerante, confio, sou grato, trabalho arduamente e sou bondoso com todos os Seres. sabe bem lembrarmo-nos destas verdades ao longo do dia. “só pode hoje” é a grande lição: ensina-nos a viver um dia de cada vez e a reconhecer que cada momento é precioso e único.

os princípios do Dr Usui ensinam-nos a “ser tolerantes” connosco e com os outros, aceitando o direito de cada um pensar e agir de um modo diferente. “confiar” é acreditar no amor. é óbvio que só deves confiar nos teus pais e nas pessoas que conheces e que sabes que gostam de ti. ”sermos gratos” é celebrarmos todas as pequenas surpresas da vida, como um beijo de boa noite, um livro, um brinquedo, um abraço dos nossos pais ou avós, tudo aquilo que nos é oferecido com amor. para o Dr Usui “trabalhar arduamente” era praticar reiki e meditar, todos os dias, para a paz no mundo. no teu coração encontrarás o que significa para ti este princípio.

e quando se é tolerante connosco e com os outros: nunca nos irritamos, e quando se confia no amor incondicional do Universo: nunca nos preocupamos, sentimo-nos sempre gratos pela magia dos dias e realizamos as nossas tarefas com alegria e, inevitavelmente, o último princípio do Dr Usui acontece com naturalidade: e somos bondosos com todos os Seres vivos, um dia de cada vez.

reiki é amor… e o amor é muito simples :)

publicado por Ana às 00:00
#
© Ana Eugénio - JupiterImages™ - Powered by Sapo

DADOS PESSOAIS (+)

DÁDIVAS...

AS MÃOS DE JESUS (+)
DNA HEALING REIKI (+)
ELENARI HEALING SYSTEM (+)
ENRAIZAMENTO EARTH STAR (+)
FLAME OF UNIVERSAL LOVE (+)
SURYA SHAKTI (+)
YOU ARE LOVE™ (+)

SABER MAIS (+)
SAGRAÇÃO DO DIA (+)

© copyrights
se quiser reproduzir ou citar
algum material publicado
nestas páginas, por favor
respeite e identifique a fonte.
RSS

cada clic é um donativo :)